Quando vocĂȘ vai contratar uma nova pessoa para sua equipe, qual a primeira coisa que vocĂȘ olha? đ
Eu tenho certeza que, pelo menos, 80% dos leitores devem ter respondido âformação profissional, certificadosâ.
Mas é justamente onde colocamos nosso foco na hora da contratação que dita se teremos uma operação de sucesso ou de fracasso.
Como assim, Zek? đ€
Bom, se vocĂȘ Ă© um lĂder, sabe que escolher os colaboradores certos para a sua equipe Ă© uma das tarefas mais importantes e desafiadoras da sua rotina.
Muitos lĂderes jĂĄ me perguntaram: Mas o que realmente faz a diferença na hora de escolher a pessoa certa?
E vocĂȘ tambĂ©m deve estar se perguntando isso rsrsrs acertei? đ
Essa tambĂ©m foi minha dĂșvida durante muito tempo, atĂ© que encontrei dois grandes livros (digo grande em questĂŁo de conhecimento, porque vocĂȘ verĂĄ que em nĂșmero de pĂĄginas Ă© o suficiente para vocĂȘ ler em menos de 1 mĂȘs) : O Coach de um trilhĂŁo de dĂłlares e Sonho grande.
Foi depois da leitura desses dois livros que entendi que a escolha assertiva nĂŁo se baseia apenas na formação profissional e em certificados, mas, sim, em caracterĂsticas pessoais que vĂŁo alĂ©m disso.
E quais sĂŁo essas caracterĂsticas? đ±
Ă claro que formação profissional, experiĂȘncias anteriores e certificados sĂŁo pontos importantes, mas nĂŁo sĂŁo fundamentais (dependendo do cargo).
Entretanto, existem 3 caracterĂsticas que sĂŁo fundamentais para vocĂȘ, lĂder, fazer uma escolha assertiva independente de qual cargo vocĂȘ precise contratar:
1 – Ser inteligente
Quando se trata de inteligĂȘncia, nĂŁo estou falando apenas de QI ou de desempenho acadĂȘmico, mas, sim, de uma combinação de habilidades e capacidades que sĂŁo fundamentais para o sucesso em diferentes ĂĄreas de atuação.
Isso inclui a capacidade de aprender rapidamente, de resolver problemas complexos, de se adaptar a novas situaçÔes, de pensar estrategicamente e de se comunicar de forma clara e eficaz.
AlĂ©m disso, a inteligĂȘncia tambĂ©m envolve a capacidade de fazer conexĂ”es entre ideias aparentemente desconexas e de identificar oportunidades onde outros nĂŁo veem.
2 – Trabalhar duro
O “trabalhar duro” Ă© um termo que tem sido muito utilizado nos Ășltimos anos. Em muitos casos, Ă© associado ao termo “hustler”, que significa “trabalhador incansĂĄvel”.
Um profissional hustler é aquele que tem a habilidade de trabalhar duro e de forma estratégica para alcançar seus objetivos.
No entanto, Ă© importante destacar que trabalhar duro nĂŁo significa trabalhar sem limites ou sem qualidade. Um colab ideal Ă© aquele que consegue equilibrar o trabalho duro com resultados consistentes.
Portanto, na hora de contratar é importante levar em consideração a habilidade de trabalhar duro e se empenhar para alcançar seus objetivos, sem deixar de lado a qualidade do trabalho entregue.
3 – Ter total integridade
De que adianta ter um colaborador que Ă© inteligente e trabalha duro, mas nĂŁo Ă© Ăntegro? Ă por isso que essa Ă© uma caracterĂstica fundamental e precisa ser analisada.
Um colaborador Ăntegro Ă© aquele que age com transparĂȘncia, cumprindo seus compromissos e sendo honesto em todas as suas relaçÔes, tanto internas quanto externas Ă empresa.
Ao falar sobre integridade, Ă© importante estar atento, pois qualquer ser humano estĂĄ sujeito a tomar uma decisĂŁo errada por algum motivo. No entanto, hĂĄ aqueles que erram e tentam se redimir, e hĂĄ aqueles que erram e tentam ocultar o erro. Este Ășltimo Ă© o pior caso, pois se der certo uma vez, o indivĂduo perde o medo de errar novamente.
4 – Grit
O termo “grit” significa “garra” ou “resiliĂȘncia”. Ă a capacidade de persistir e manter a paixĂŁo e a perseverança mesmo diante das adversidades e dos desafios.
Um colaborador com “grit” Ă© aquele que tem uma paixĂŁo profunda pelo que faz, que mantĂ©m a perseverança mesmo diante das dificuldades e que se recusa a desistir diante dos fracassos.
Ao buscar um colaborador ideal, Ă© importante avaliar sua capacidade de perseverar diante dos desafios e sua paixĂŁo pelo que faz.
Posso dizer que um grande motivador para profissionais que trabalham duro Ă© a motivação atrelada ao fator financeiro. Quanto maior for o desejo de enriquecer, principalmente quando envolve motivadores emocionais como famĂlia ou realização de sonhos, menor serĂĄ a probabilidade deste profissional deixĂĄ-lo na mĂŁo quando as coisas ficarem difĂceis.
VocĂȘ olhava pra tudo isso na hora de contratar?
Escolher as pessoas certas para sua operação é o que ditarå se a sua empresa terå sucesso ou fracasso.
As quatro caracterĂsticas que mencionamos – inteligĂȘncia, trabalho duro, integridade e “grit” – sĂŁo fundamentais para se construir uma equipe comprometida e dedicada, capaz de superar obstĂĄculos e alcançar grandes resultados.
Por isso, Ă© importante avaliar nĂŁo apenas as habilidades tĂ©cnicas e a formação acadĂȘmica dos candidatos, mas tambĂ©m suas atitudes e caracterĂsticas pessoais. Busque colaboradores que se encaixem nesses critĂ©rios, e vocĂȘ estarĂĄ dando um grande passo rumo ao sucesso da sua empresa.
â ïžSe vocĂȘ leu atĂ© aqui, vocĂȘ vai descobrir a dica mais importante
Depois que eu percebi isso, minha forma de contratar mudou
Não busque o profissional perfeito, mas, sim, aquele em que os pontos fortes preencham as lacunas que sua empresa possui na determinada função.
Avalie um profissional pelos pontos fortes que ele possui, não apenas pelos pontos fracos, jå que, às vezes, nos concentramos nos pontos a serem melhorados em um profissional, sem considerar se isso terå algum impacto na função que ele irå exercer.
Principalmente porque profissionais com as caracterĂsticas que mencionei tĂȘm plenas condiçÔes de desenvolver outras habilidades tĂ©cnicas, se forem bem direcionados.
Dica do Zek đ
Ă claro que a news tem que terminar com uma dicaâŠ
Todo o conteĂșdo que te passei hoje foi baseado em prĂĄticas e estudos de grandes lĂderes empresariais: Bill Campbell e Jorge Paulo Lemann. Por isso, se eu pudesse te dar uma dica de empreendedor para empreendedor, seria:
đĄ Leia os livros âO Coach de um trilhĂŁo de dĂłlaresâ e âSonho Grandeâ.