Nesta semana do Dia dos Namorados, o que mais vamos ver nas redes sociais são casais que deram aquele match perfeito no âmbito pessoal.
Mas aí eu te pergunto, quando o assunto é trabalho, qual seria o match perfeito para você ter um trabalho muito mais efeito?
Quando você procura uma pessoa para ter um relacionamento, um dos principais pontos que olhamos para ver se está alinhado é o estilo de vida.
Se eu tenho fulano com um “estilo de vida A” e namoro um fulano com um “estilo de vida B”, não significa que o relacionamento não vai dar certo, mas será muito mais desafiador. Agora, se ambos tem um estilo de vida parecido, que está alinhado, concorda que ainda que seja desafiador, as coisas fluem mais facilmente?
É a mesma coisa na sua vida profissinal…
Se em um relacionamento, você busca uma pessoa alinhada com você, com seu estilo e seus objetivos, na sua carreira deve acontecer o mesmo e, por isso, temos o match perfeito que é você e seu estilo de trabalho.
Fique tranquilo que eu vou explicar com mais detalhes…
Para sermos um profissional mais efetivo, podemos escolher caminhos mais difíceis, mas que vão demorar muito mais para alcançarmos a efetividade. Ou podemos ir para um caminho mais rápido e, realmente, efetivo: o autoconhecimento.
Quanto mais você se conhece mais você aumenta sua zona de influência sobre os resultados que você quer gerar.
Eu quero ser um profissional mais efetivo. E aí, Zek? 🤔
Seguindo esta lógica, hoje quero te dar mais uma dica sobre autoconhecimento, para se tornar um profissional mais efetivo.
A propósito, antes de falar a dica você sabe qual a diferença entre:
- Eficácia
- Eficiência
- Efetividade
Os famosos três ‘Es’ do sucesso empresarial. Adoro essa diferença!
Eficácia gosto de resumir com minhas palavras, que é cumprir com o objetivo. Entretanto, nem sempre cumprimos nossos objetivos da melhor forma possível. Às vezes, investimos tempo de mais, recursos de mais, ou seja nem sempre fazemos do jeito mais Eficiente.
Aproveito para falar sobre eficiência. A eficiência é mais sobre a execução, ou seja, como usar os melhores recursos no melhor tempo e da melhor maneira possível. Só tem uma pegadinha, como a eficiência está ligada ao processo e não ao objetivo, podemos nos perder tentando ser tão eficientes que nos esquecemos de ser eficazes e cumprir nossos objetivos. 🤦🏾♂️
Mas fique tranquilo, porque o mundo ideal existe, e chamamos de Efetividade. Aqui não tem erro, o foco é cumprir com o objetivo com a maior eficiência possível.
Você sabia dessa diferença? 🤓
Se me pedissem para associar apenas uma palavra a cada ‘E’, eu diria assim para ficar fácil de memorizar:
- Eficácia = Resultado
- Eficiência = Processo
- Efetividade = Impacto
Basta você entender o que cada momento exigi para saber onde focar.
Retornando ao match para um trabalho efetivo… 😍
Mas como eu estava dizendo, meu foco aqui é te ajudar a ser um profissional, independente da sua função ou hierarquia, mais efetivo. E para isso acontecer, você precisa estar alinhado com seu estilo de trabalho. Você sabe:
- Qual será o melhor estilo que melhor combina com você?
- Quantos estilos existem?
- Como saber o meu estilo?
- Qual a importância de estar no estilo ideal para mim?
- Se eu não trabalho no estilo ideal, o que devo fazer?
Fique tranquilo, pois se você nunca nem ouvi falar de nada disso que estou dizendo, no news de hoje eu te ajudo, basta você ler até o final e completar os 2 desafios que deixei para você. Fechado?
Vamos começar do básico. O que são os estilos de trabalho? 📚
De uma forma bem simples, estilos de trabalhos são as maneiras únicas pelas quais as pessoas encontram sucesso no trabalho, eles representam preferências pessoais que refletem em produtividade e satisfação no ambiente profissional.
A maioria das pessoas não pensam nisso, porém, quando elas tentam colaborar como um grupo, equipe ou empresa, estilos de trabalho diferentes podem impedir o progresso da equipe.
Em uma das minhas perguntas acima, mencionei a importância de reconhecer o seu, assim como o daqueles ao seu redor.
Na minha opinião, o principal benefício não é apenas aumentar sua própria produtividade, mas também a do seu time. Apesar dos novos layouts de escritórios abertos, horários flexíveis, trabalho em casa e estruturas corporativas diplomáticas serem comuns no local de trabalho moderno, a necessidade de construir equipes coesas, compostas por vários estilos de trabalho, continua a mesma.
Agora que você já entendeu o que é, vamos aprender a…
Como identificar meu estilo de trabalho e ajudar meus colegas e liderados a encontrar o deles? 🤝
Primeiramente, pergunte a si mesmo:
- Como você descreveria o seu estilo de trabalho?
- Você se sente mais eficiente quando trabalha sozinho e é responsável da sua própria agenda e tarefas? Ou prefere ter uma equipe para dar feedback nas suas ideias, dar suporte e ajudar a ficar no caminho certo?
- Você é do tipo que traz energia para o local de trabalho ou foca só nos fatos?
- Quando precisa resolver um problema, você presta muita atenção aos detalhes ou prefere uma visão geral?
As respostas dessas perguntas podem te dar dicas se você é mais independente ou cooperativo, incentivador, estratégico, detalhista….
Para determinar qual é o seu, você também pode pensar em como se comunica (mais escrita ou mais conversando, mais ouvindo ou falando), como encara conflitos (parte pra cima ou evita) e como passa o dia (tudo planejado ou mais improviso).
Vou deixar aqui para você um teste sobre estilo de trabalho que encontrei no site da Fundação Estudar, por meio dele você pode ter uma noção de qual seu grau de compatibilidade com empresas ou funções a partir do autoconhecimento.
Obs.: é necessário fazer login para conseguir acessar o teste.
Independente, incentivador, cooperativo, estratégico ou detalhista? Quem sou eu? 👀
Agora que falamos sobre como encontrar seu próprio estilo de trabalho, vou citar aqui os estilos de trabalhos mais comuns, veja aí com qual ou quais você se conecta mais.
1 – Independente ou lógico
Imagine um escritor trabalhando até tarde em um romance (ou em uma newsletter haha) ou um engenheiro intensamente focado na solução de um problema.
Os membros independentes ou lógicos, precisam de espaço para fazer um bom trabalho. Supervisão e microgerenciamento não agradam esses profissionais, que preferem resolver os problemas sozinhos.
Normalmente, eles são proativos, focados, determinados e têm uma mente mais linear. Eles são ótimos em resolver problemas, analisando obstáculos para chegar a soluções lógicas e bem formuladas. Isso frequentemente resulta em ideias únicas e visionárias que agregam muito valor.
Mas, com esse estilo de trabalho mais solitário, pode ser difícil colaborar. Essas pessoas podem sentir que perdem o foco ao compartilhar ideias e instruções, o que acaba resultando em falta de planejamento e comunicação.
- Principais pontos fortes: talentoso e determinado na criação de trabalhos únicos e inovadores.
- Pontos a melhorar: comunicação mais complicada, difícil de lidar, geralmente pula a fase de planejamento.
2 – Incentivador
Você é aquele tipo de profissional bem empático e consciente emocionalmente? É uma pessoa que prioriza estabelecer conexões profundas com colegas e clientes, e tem um estilo de trabalho de apoio?
Os membros apoiadores possuem um superpoder: uma sensibilidade emocional apurada. Se alguém da equipe estiver passando por um mau dia ou tiver dificuldades para concluir tarefas, os apoiadores serão os primeiros a perceber. Eles são confiáveis para identificar um problema oculto que, no calor do momento, pode parecer apenas um clima tenso.
No entanto, a inteligência emocional pode ser um elemento de distração, embora esse estilo de apoio seja muito valioso para as equipes, esses funcionários podem ter dificuldade em tomar decisões e, às vezes, se preocupar demais com as opiniões dos outros.
- Principais pontos fortes: inteligência emocional, consciente de si mesmo, bom na resolução de problemas, ótimo em promover colaboração.
- Pontos a melhorar: Pode perder a concentração e ter dificuldades para tomar decisões difíceis.
3 – Cooperativo
Os profissionais cooperativos desejam compartilhar a responsabilidade de qualquer tarefa que assumam. Eles gostam de receber feedback dos outros e colaborar em projetos.
Em vez de escrever suas ideias em um bloco de notas do Notion, preferem expressá-las verbalmente e desenvolvê-las com a ajuda do grupo. Por essa razão, membros cooperativos geralmente se comunicam muito bem.
Eles adoram o trabalho em equipe e têm um ótimo relacionamento com todos da equipe, pois estão sempre dispostos a participar de projetos e assumir papéis ativos na concepção do grupo.
Obviamente, como o oposto do trabalhador independente, os colaboradores com um estilo cooperativo costumam ter dificuldades para trabalhar sozinhos. As ideias podem não surgir naturalmente sem colaboração ou eles podem se sentir inquietos caso não tenham interação frequente com a equipe.
- Principais pontos fortes: Ótimo em se comunicar e muito sociável.
- Pontos a melhorar: Trabalhar de forma independente.
4 – Cuidadoso aos detalhes ou detalhista
Sabe aquele profissional que adora ler as letras miúdas? Eles valorizam a eficiência e costumam agir para evitar erros, concluindo as tarefas de maneira precisa como foram planejadas.
Um membro da equipe cuidadoso aos detalhes é alguém em quem se pode confiar para minimizar riscos, como corrigir erros antes mesmo que um documento chegue à mesa da chefia. A exatidão é muito importante para essas pessoas, ao ponto de deixarem muito pouca margem para imperfeições.
Por outro lado, estar sempre atento aos detalhes pode ser exaustivo. Ninguém é perfeito, mas as pessoas que seguem esse estilo de trabalho querem tudo perfeito, sem exceção. Isso pode levar rapidamente uma sobrecarga de trabalho maior do que o normal, e também estagnar o andamento dos projetos.
- Principais pontos fortes: Estrategista experiente em reduzir riscos e capaz de fornecer ordem e estabilidade.
- Pontos a melhorar: Trabalha devagar, presta muita atenção aos detalhes e tem dificuldade em entender o quadro geral.
5 – Visão Macro ou estratégico
Eles sempre estão procurando novas ideias e formas de promover mudanças no trabalho. Ao contrário daqueles que ficam obcecados com detalhes minuciosos, eles são guiados por ideias. Eles veem o quadro geral e ajudam a promover mudanças em grande escala. Em outras palavras, é hora de guardar a vara de pesca e trazer logo a rede!
Eles impulsionam a mudança e são capazes de integrar ideias em uma estratégia inovadora. Adaptam-se facilmente às mudanças e mergulham de cabeça em novos projetos.
Embora os membros da equipe com visão macro inspirem seus colegas a sonhar fora da caixa, eles nem sempre são bons em organizar os detalhes. É um estilo de trabalho altamente desestruturado que muitas vezes atribui a parte mais pesada do trabalho a pessoas que planejam melhor.
- Principais pontos fortes: Uma pessoa positiva que inspira os outros e é eficaz em fazer mudanças.
- Pontos a melhorar: Falta de organização pode levar a negligenciar detalhes e esquecer acompanhamentos posteriores.
6 – Valorizam Proximidade
Por último, mas não menos importante, temos aqueles que, segundo alguns, preferem não se comprometer. Eles preferem trabalhar com outras pessoas, mantendo a responsabilidade exclusiva por uma tarefa. Eles têm controle, mas não estão sozinhos. Eles conseguem ter conexão social com seus colegas de trabalho enquanto perseguem suas próprias missões
Pessoas com o estilo de trabalho de proximidade encontram um equilíbrio cuidadoso: valorizam o trabalho individual sem sacrificar a colaboração. Elas podem preferir escolher uma tarefa e trabalhar nela sozinhas para, depois, voltar à equipe e receber feedback para melhorá-la.
As pessoas com esse estilo colhem os benefícios da autonomia sem precisar se isolar dos membros da equipe. Elas também se beneficiam da socialização e da ajuda dos outros.
Estilos de trabalho de proximidade são encontrados em todos os aspectos do negócio. Eles são versáteis e adaptáveis e capazes de assumir muitas funções diferentes. Eles conectam os tipos independentes e cooperativos, ajudando a construir uma equipe que funcione.
- Principais pontos fortes: versáteis e adaptáveis.
- Pontos a melhorar: Não é possível ter um equilíbrio entre trabalho individual e em equipe em todos os projetos.
E agora, o que faço?
Agora que você conhece os mais comuns estilos de trabalho, não precisa mudar como você trabalha ou sair julgando sua equipe e como ela trabalha, até porque pode ser difícil mudar esse padrão quando ele faz parte de quem você pensa que é. (nada de sair apontando o dedo para os outros, hein)
A melhor solução é desenvolver processos de trabalho híbridos que permitam uma variedade de estilos de trabalho.
Minha ideia era te conceder o máximo de informação sobre como funcionam os estilos de trabalhos, para que você possa saber se encaixar em cada momento.
Até porque se você prestar bem atenção em meus texto, eu nunca prego um perfil perfeito de profissional, apenas a busca contínua por autoconhecimento e sobre o seu meio, com intuito de desenhar as melhores estratégias de trabalho e ter menos dificuldade para se adaptar em contextos diferentes.
Para fechar com chave de ouro 🔑
Nada melhor do que ir para a prática, né?
Por isso, quero passar minha segunda missão para vocês.
Já esqueceu qual é a primeira, né?🤭
1- Fazer o teste de perfil do site Fundação Estudar. Link do teste. Obs.: é necessário fazer login para conseguir acessar o teste.